As barreiras a mudança que atrapalham o Personal Trainer

 

Estamos passando por grandes mudanças que impactam empregos e a forma como as pessoas se relacionam socialmente e profissionalmente. O Personal Trainer está pronto para conviver com a 4a Revolução Industrial e aproveitar as oportunidades e as reflexões relacionadas a mudança que ela trás?

A falta de visão de negócios é outro ponto que torna todos Personais Trainers míopes com tudo que está acontecendo. Pior do que isso, poucos profissionais buscam aprofundar sobre essa temática e continuam buscando apenas cursos sobre musculação e treinamento funcional. O mundo mudou e está mudando e não são os mais inteligentes que irão aproveitar e sim aqueles que conseguem mudar.

Todo semestre o mercado de Personal Trainers aumenta o número de concorrentes. Enquanto isso, a crise econômica impacta a diminuição na busca por serviços de treinos personalizados e de certa forma potencializa a guerra de preços baixos entre profissionais.

Esse contraste nos faz refletir sobre o verdadeiro direcionamento que o Profissional de Educação Física pretende dar a sua carreira como Personal Trainer nos próximos anos.

Entre o final de 2015 e o início de 2016, para desenvolvimento do nosso produto Personal Thinkers, nós realizamos uma pesquisa online focada no público-alvo de Profissionais de Educação Física que atuavam como Personal Trainer. Quando olhamos os resultados, uma coisa em especial chamou nossa atenção, 74% dos respondentes não tinham planejamento e muitos menos projetavam o seu futuro.

Talvez possa ser explicado pelo fato do profissional que atua como Personal não se reconhecer como um empreendedor, ou ainda, por não entender que a prestação de serviço é um negócio e precisa ser tratado como tal.

Resultado, o profissional trabalha todos os dias sem saber onde pretende chegar e muito menos constrói estratégias que possam assegurar o alcance de resultados de um futuro melhor.

O dia a dia do profissional que trabalha com Personal Trainer é desgastante, árduo e cansativo. Muitos profissionais chegam a trabalhar 16 horas por dia acumulando aulas de Personal Trainer e horas trabalhadas em empregos de carteira assinada.

A falta de dedicação do profissional em organizar o negócio Personal Trainer parece esbarrar na desculpa da falta de tempo, por isso não é incomum nos deparamos com situações de colegas que relatam o grande medo de envelhecer ou adoecer, pois não sabem como irão lidar com essas situações. Como não planejam, não sabem lidar com imprevistos e objetivos de médio e longo prazo. Focam apenas no hoje. Isso precisa mudar.

8 entre 10 estudantes de Educação Física desejam no futuro trabalhar como Personal Trainer. Profissionais que atuam no mercado de fitness privilegiam suas horas diárias de trabalho para prestar serviço como Personal.

No entanto, o processo de formação acadêmica do Profissional de Educação Física não constrói o pensamento empreendedor que todo Personal Trainer deveria ou precisa ter para atuar em um mercado cada dia mais competitivo.

Vivemos em um país onde a formação familiar, escolar e acadêmica é bastante influenciada pelo direcionamento da busca incessante da "estabilidade profissional" e por este motivo ter carteira assinada passou a ser sinônimo de segurança para muitos brasileiros.

O Profissional de Educação Física adquire exclusivamente conhecimento técnico durante o período que frequenta a faculdade. Não existem disciplinas ou compartilhamento de conhecimento que possa ajudar a criar e gerenciar um negócio (empreender).

Isso explica porque a maioria dos profissionais não conseguem perceber que a prestação de serviço como Personal Trainer é um negócio e por esta razão os torna empreendedores.

A mudança do padrão mental (mindset) do Profissional de Educação Física que empreende como Personal Trainer precisa ser imediata.

No próximo post vamos dar dicas para que os primeiros passos dessa importância possa acontecer.

Até o próximo artigo.


 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Comportamento Sedentário, Saúde e Obesidade

January 31, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags